domingo, dezembro 24, 2006

Destravar é preciso, retravar não é preciso

Tigre não é jaguar, mas é felino como a onça e o leão e o gato que trepa no telhado de suas casas e mantém o sono longe. Talvez o Tigre 02 fale disso com mais propriedade.
Melancolia não é tristeza, nunca seria. Melancolia é um estado mórbido de tristeza e depressão; tristeza vaga. Tristeza é falta de alegria; aspecto revelador de mágoa e aflição; consternação, segundo um dicionário vagabundo que encontrei na estante.
No dicionário tudo é a mesma merda, não explica. Melancolia para mim é o estado prazeiroso da tristeza, onde a gente estanca por puro deleite. Melancolia é bom. Só é bom porque é frescura. Uma Macabéa da vida não teria tempo pra essas coisas.
Tristeza vem e perturba. Perturba porque você não queria. Perturba porque faz parte da vida, você sabe disso, sabe que dia ou outro ela virá, mas nunca a espera. Tristeza é ruim. É ruim porque é inevitável. Macabéa, mesmo sem saber o que era, a tinha.
Tirando o pêlo preto do jaguar, a juba do leão, as pintas da onça e pondo em uma fotografia de fundo branco e nada mais, tudo acaba virando felino. Seria a mesma coisa tirar a frescura da melancolia e o inevitável da tristeza.
Mas sejamos realistas, não há jaguar sem pêlo e muito menos melancolia sem frescura.

Nenhum comentário: